A LEXVIS

A “LEXVIS” – Associação Cultural e Desportiva do Círculo Judicial de Viseu, com o Número de Identificação de Pessoa Colectiva 507 584 201, constitui-se em 2006.03.29, com o Registo Nacional de Pessoas Colectivas nº. 510 852 e tem a sua sede no Tribunal da Comarca de Viseu, na Avª. Europa, 3514-506-Viseu.

Fundada no seio judicial, tem por objecto a promoção, apoio e dinamização de acções e  actividades culturais, recreativas e desportivas, bem como outras de âmbito social em que predomina o voluntariado.

Contudo, em finais de 2015, a “Lexvis” empreendeu um projecto social denominado “Manta de Afectos” que conta com cerca de 20 voluntários, na maioria oficiais de justiça, mas também enfermeiros, professores e alunos da ESEV e das Escolas Secundárias Alves Martins e Viriato.

Este projecto tem evoluído em parceria com a Freguesia de Viseu e a colaboração do Banco Local de Voluntários e estende-se a todo o perímetro urbano de Viseu, com visitas e apoio aos mais idosos que se encontram a viver isoladamente e à mercê da solidão.

 

  • Projecto “Manta de Afectos” 

Desenvolve-se em parceria com a  Freguesia de Viseu e vai comemorar dois anos, contando já com mais de vinte pessoas que acompanhamos semanalmente, dando apoio emocional, gerando afectos e bons relacionamentos, libertando-as de dificuldades em lidar com burocracias de papéis, alguns contenciosos, entre outras ajudas domésticas e médico medicamentosas.

 

  • Revista anual “Crónica d’Avós”

Editámos a primeira edição em 16 de Dezembro de 2017, data da festa convívio natalício dos idosos que acompanhamos. Foi recebida e acolhida de forma fantástica e acima das nossas expectativas.

 

A “Lexvis” integra um grupo musical denominado “Band’habilus”, um misto de vinte elementos que se dedica à música popular e tradicional, o qual desenvolve actividades de animação, sobretudo em regime de voluntariado, dirigindo-nos com mais incidência para Instituições de Solidariedade Social, associações e lares de idosos.

De âmbito desportivo:

  • Pedestres bimestrais
  • Caminhos de Santiago
  • Atletismo

Treinos regulares de atletismo e a participação em provas nacionais e internacionais

  •  Futsal

Todas as Terças Feiras das 19:00 às 20:00h, cerca de 14 participantes entre magistrados, advogados e oficiais de justiça praticam futsal no pavilhão da Escola C+S 2-3 Infante D. Henrique em Repeses-Viseu.

A Lexvis